Master System

Master System


Lançado inicialmente no Japão em 1986, com o nome Sega Mark III, ele enfrentou grandes dificuldades devido à forte concorrência do NES da Nintendo.

A Nintendo possuía contratos de exclusividade junto as produtoras de jogos. O contrato não permitia que elas produzissem jogos para nenhum outro aparelho, fazendo com que o Master System dependessem principalmente  dos jogos desenvolvidos pela Sega .


O baixo sucesso no Japão não evitou que a Sega lançasse o Master System no resto do mundo. Nos Estados Unidos o domínio da Nintendo também era muito grande, e logo a Sega vendeu todos os direito de comercialização do Master System naquele país para a Tonka, que não conseguiu fazer um trabalho eficiente de divulgação e distribuição do console, fazendo com que a distribuição do aparelho fosse muito baixa . 


Em 1990, após o lançamento Sega Genesis, a Sega recuperou os direitos de comercialização do Master System nos EUA e lançou uma versão com um novo desenho, chamado Master System II. Esse novo modelo era mais barato, mas por outro lado foram removidos  o botão RESET e a entrada para o óculos 3D, impossibilitando a utilização desse acessório e dos jogos em formato cartão (Sega Card). Além não possuir conectores de áudio e vídeo, ele só podia ser conectado na TV por cabo RF, que apresenta uma pior qualidade de imagem e som.


Na Europa a história foi diferente. O Master System foi bem aceito e se tornou popular. Alguns desenvolvedores europeus produziram alguns jogos para o Master System e o aparelho teve suporte da Sega Europeia até 1996 (em contraste a Sega Americana, que desistiu do console já em 1992).

O sucesso do Master System também se repetiu na Austrália, um mercado que toma como base o mercado europeu.


O fracasso do Master System nos EUA e Japão levou a Sega a grandes estratégias para fazer seu Mega Drive  bem-sucedido nesses mercados (e também no Brasil e Europa).

No Brasil, o Master System marcou o inicio da parceria da Tec Toy, fabricante de brinquedos brasileira, com a fabricação de consoles da Sega. As dua empresas já haviam trabalhado juntas do licenciamento da pistola de luz Light Phaser de Zillion, que chegou ao mercado em abril de 1988.
Lançado oficialmente no País em setembro de 1989, o console atingiu um grande sucesso. Seu preço original, no entanto, era alto para os padrões da época: no lançamento, o Master System era vendido a 1500 Cruzados novos, acompanhando dois jogos, atualizados para a inflação de 2013 o preço de lançamento era de R$2,800. Os dois periféricos, a pistola e o óculos 3D eram vendidos a 180 e 500 cruzados novos. No período inicial de vendas, teve como principais concorrentes no País, o Dynavision II e o Phantom System, ambos clones do NES. Com expectativa de produzir 100 mil unidades do console em 1989, a Tec Toy conseguiu produzir 89 mil unidades aos revendedores, devido à falta de componentes e atrasos. Teve 13 milhões de unidades vendidas.


Jogos mais vendidos no Brasil


Castle of Illusion
Jogos de Verão / Califórnia Games         
Double Dragon
Super Futebol 
Mortal Kombat II
Rambo III
After Burner
Indiana Jones
Sonic the Hedgehog 2
Black Belt


Dados Técnicos


CPU: Zilog Z80 8-bit 3 579 545 Hz (3.58 MHz) em PAL/SECAM e NTSC
Gráficos: Chip customizado da SEGA baseado do modelo Texas Instruments TMS9918/9928 com adições 384 Kbits ROM, jogos usam método de mudar páginas (cada página é 128Kbit) para ter acesso a toda área do cartucho.
Som: Texas Instruments SN76489 4 canais mono (chip FM YM2413 disponível apenas no Japonês)
64 Kbits (8KB) RAM
128 Kbits (16KB) Vídeo RAM
32 Cores simultâneos de 64 disponíveis (pode também exibir 64 cores simultâneas)
Resolução de tela 256x192 (modelos mais recentes também suportam outras resoluções 256x224) 
3 geradores de som quadrado + 1 gerador de som de Ruído branco
1 slot para cartuchos
1 slot para cartões (descartado em modelos posteriores)
1 slot de expansão (não usado fora do Japão)      









   

Nenhum comentário