Atari ST

Atari ST


O Atari ST é um computador doméstico/pessoal produzido pela Atari Corporation e vendido entre 1985 e o início da década de 1990. Oficialmente, ST significava "Sixteen/Thirty-two" ("Dezesseis/Trinta e dois"), uma referência aos barramentos interno (32 bits) e externo (16 bits) do Motorola 68000. Foi sucedido pelos modelos Atari TT e Falcon.

A linha Atari ST de computadores foi lançada em 1985 com o Atari 520ST. Incluía um CPU Motorola 68000 de 8mhz e 512kb de RAM. Modelos posteriores, chamados STFM, tinham uma unidade de disquete integrada, um modulador de RF e tinham a fonte de alimentação embutida no gabinete. "ST" significa Sixteen-Thirtytwo, devido ao barramento de dados de 16 bits do processador e internamente de 32 bits.


Tornou-se popular nas empresas por causa das excelentes aplicações de escritório, nas casas das pessoas por causa dos grandes jogos e entre os músicos por causa de suas portas MIDI embutidas e softwares como o Cubase. O Atari ST estava em concorrência direta com a linha de computadores Macintosh da Commodore e com a Apple , e até certo ponto com a linha de computadores Amstrad CPC. O desenvolvimento foi liderado por Jack Tramiel , que recentemente deixou o Commodore (a Tramiel de fato iniciou a empresa Commodore e desenvolveu, entre outros computadores, o C64.) para comprar os direitos do nome Atari. O Atari ST foi concebido para ser um computador acessível com desempenho rápido. Mas como era para ser acessível, não é tão poderoso no departamento de áudio e gráficos como o Commodore Amiga. O foco foi colocado, incluindo uma CPU rápida e muita memória RAM.

Portas MIDI

A área de trabalho se parece com a maioria das outras áreas de trabalho, pois usa ícones para representar dispositivos e arquivos e possui janelas e caixas de diálogo. A área de trabalho padrão possui uma lixeira e dois ícones de disquete, mesmo se você tiver apenas uma unidade de disquete. Na parte superior, há um painel sensível ao contexto. Ele altera seu conteúdo dependendo do aplicativo (bem como em um Macintosh), embora os aplicativos não precisem até mesmo usar o painel, caso em que ele é removido.

Os TOS podem executar vários tipos de arquivos diferentes. Eles podem ser identificados por suas extensões:
* .ACC - acessório de área de trabalho. Carregado automaticamente quando o aplicativo é carregado.
* .APP - Aplicativo. Não foi usado com muita frequência.
* .PRG - Programa executável. Muitas vezes, programas GEM.
* .TOS - Programas que usam apenas o GEMDOS e não o sistema GEM para funcionar. (isto é, não usa o GEM para desenhar janelas.)
* .TTP - TOS toma parâmetros. Abre uma caixa de diálogo na qual você pode adicionar argumentos para o programa.


É possível autoboot programas TOS (mas não programas GEM) na inicialização, colocando o programa dentro de uma pasta chamada "AUTO" em um disquete. Se o disquete for inserido na unidade quando o computador for inicializado, ele irá ignorar a área de trabalho do GEM e inicializar o programa TOS. Isso é usado por muitas demos e pela maioria dos jogos.

Top 10 jogos Atari ST


Dungeon Master
Secret of Monkey Island
Doom
Crackman in the Search for his Dealer
Macadam Bumper
Defender of the Crown
Time Bandit
Populous
Tetris
Cannon Fodder

Dados Técnicos


CPU: Motorola 68000 16/32 bits a 8 mhz. Barramento de dados de 16 bits / barramento de endereços de 32 bits internos / 24 bits.
RAM: 512kb (1mb para os modelos 1040ST)
Soundchip: Yamaha YM2149F Squarewave de 3 vozes mais 1-voz de ruído branco mono PSG (mais 2 canais nos modelos STE).
Diskdrive: unidade de disquete de 3 ½ "de um só lado. Capacidade de 360kb (o 1040ST tinha discos de dois lados com capacidade de 720kb).
Display: 60 Hz NTSC, 50 Hz PAL, 71,2 Hz monocromo




Nenhum comentário