SG 1000

SG 1000



O SG-1000 foi um console de videogame da terceira geração, lançado pela Sega em 1981 (na sua versão de testes) e em 1983 (para o mercado japonês).
Este console não obteve grande representatividade. Porém, seu sucessor (o Master System) alcançou grande sucesso no mercado dos consoles.
Este foi o primeiro videogame da Sega, marcando a entrada da empresa no ramo. Entretanto, o mesmo não representou significativa ameaça aos consoles existentes em sua época.
O SG-1000 alcançou apenas os mercados japonês (considerado como o principal) e australiano. Algum tempo depois do seu lançamento, a Telegames levou aos Estados Unidos o Personal Arcade, sendo este considerado um clone do Dyna da Bit Corp (então possuidor de duas entradas para cartuchos, sendo uma destinada aos jogos do Coleco e outra para o SG-1000).


Outras Versões

SG-1000 II

Em julho de 1984, a Sega lançou o SG-1000 II. Este modelo apresentava mais recursos e um acessório (teclado), que transformava o console no computador doméstico SC-3000 (possuindo retrocompatibilidade com os seus jogos). Também foi lançado um opcional chamado CardCatcher, que permitia ao mesmo ler jogos em cartões (este extra viria incluso posteriormente no Sega Mark III).


Sega Mark III


O Sega Mark III era tecnicamente equivalente ao Master System. Foi lançado no Japão em 20 de outubro de 1985, para competir com o Famicom (nome japonês do Nintendo 8-bits). Sucedeu os modelos os SG-1000 e SG-1000 II. As suas especificações técnicas eram semelhantes às presentes no SG-1000 II, contendo como adição um sistema de vídeo melhorado e uma quantidade maior de memória RAM.

O sistema era compatível com os títulos para as versões anteriores do SG-1000. Além da entrada para cartuchos, possuía uma entrada para os Sega Cards, que eram fisicamente idênticos aos cartões para o acessório CardCatcher.

O Mark III foi redesenhado como o Master System para o lançamento em outros mercados. Se tratando principalmente de uma revisão estética, já que as partes internas permaneceram iguais. Essa revisão final foi lançada no Japão em 1987, contando com a adição de um processador de som Yamaha YM2413(opcional para este modelo), um controle melhorado e o adaptador para óculos de terceira dimensão.

Seus cartuchos lançados fora do Japão possuíam um formato e pinagem diferentes dos mesmos destinados ao mercado japonês, revelando uma forma de trava regional. O último jogo lançado foi Portrait of Loretta, em 18 de fevereiro de 1987. No ano de 2006, o serviço de jogos por assinatura GameTap adicionou um emulador do SG-1000 e vários títulos jogáveis.


Jogos

Cerca de 97 jogos foram lançados em cartuchos para o SG-1000, fora 29 versões do Sega Card. Alguns desses jogos só rodavam no modelo SC-3000 e outros requeriam o teclado. Todos os jogos do SG-1000 são compatíveis com o Sega Mark III e o Master System. Os jogos tinham diferenças entre as versões do SG-1000 original, e seus clones lançado em outros países.

Top 10 jogos

1 - Girl’s Garden
2-Sega-Galaga
3-Gulkave
4-Doki Doki Penguin Land
5-Star Jacker
6-H.E.R.O.
7- Choplifter
8-Space Invaders
9-Hustle Chumy
10-Flicky

Dados técnicos:

SG-1000 I e II


Processador: NEC 780C (clone do Zilog Z-80); 8-bit com clock de 3,58 Mhz.
Memória RAM: 2kb (espelhada ao longo de uma área de 16kb).
Video RAM: 16kb.
Gráficos: 16 cores possíveis; resolução de 256 x 192 (40 x 24 em modo texto).
Áudio: 3 Canais de som mono pelo chip SN 76489.
Mídia: cartuchos.

Sega Mark III


Processador: Zilog Z-80 8-bit com clock de 3,58 Mhz.
Memória RAM: 8kb (espelhada ao longo de uma área de 16kb).
Video RAM: 16kb.
Gráficos: 64 cores possíveis (32 simultâneas); resolução de 256 x 192 (40 x 24 em modo texto).
Áudio: 3 canais de som mono pelo chip SN 76489 + 9 canais de som mono pelo chip Yamaha YM2413.
Mídia: cartuchos ou Sega Cards.



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