Virtual Boy

Virtual Boy




O Virtual Boy é um console portátil projetado por Gunpei Yokoi (pai de criações famosas como Game & Watch e Game Boy), que foi lançado em agosto de 1995 e se tornou o maior fracasso da Nintendo. Com um processador de 32 bits (o primeiro portátil da história a apresentar tal processador, seis anos antes do Game Boy Advance) e duas telas no formato de um óculos apoiado sobre um tripé, o portátil oferecia gráficos 3D, em uma tentativa de se aproveitar da moda de "realidade virtual" que assolava o mundo na época. Por isso, alguns nintendistas consideram o Virtual Boy um console "portátil".


O principal problema do Virtual Boy estava justamente em tentar revolucionar em uma época em que ainda não era possível. Para que o console fosse barato, o Virtual Boy teria de ser feito de modo a apresentar apenas 2 cores (vermelho e preto), já que um visor colorido poderia custar 3 vezes mais, mas, mesmo assim, o seu efeito 3D não era tão poderoso quanto prometiam. Além disto, o console se dizia um portátil, mas apenas poderia ser jogado apoiado sobre uma mesa. O preço inicial era de US$179,95 e cada jogo custava em torno de US$40,00. Era um preço alto para um aparelho monocromático de duas cores com uma pequena quantidade de jogos produzida, e de qualidade muito inferior aos jogos que eram produzidos para o Super Nintendo, por exemplo.



Para piorar a situação, o Virtual Boy causava dores de cabeça em quem jogava por um tempo muito longo. A própria Nintendo recomendava um descanso a cada 15-30 minutos, para evitar enxaquecas. Ademais, boa parte dos jogos lançados vinham com a opção de auto-pause para lembrar os jogadores de descansar. Crianças com menos de 7 anos não podiam jogar, pois poderia atrapalhar o desenvolvimento dos olhos.

Prometendo mais do que conseguia cumprir, o aparelho teve pouca aceitação no mercado, deixando de ser fabricado pouco mais de um ano depois de seu lançamento. Com apenas alguns poucos jogos, a empresa simplesmente liquidou os estoques e fingiu que o produto jamais existiu até o lançamento de WarioWare, Inc.: Mega Microgame$! em 2003.

Os títulos de lançamento Mario's Tennis, Red Alarm, Teleroboxer e Galactic Pinball. O último título oficial lançado para o Virtual Boy foi o 3D Tetris, lançado em 12 de março de 1996. No total, foram lançados 22 jogos para o portátil; destes, somente 14 chegaram à América do Norte. Os jogos mais famosos lançados para Virtual Boy incluem Virtual Boy Wario Land, Galactic Pinball, Mario's Tennis, Nester's Funky Bowling, e Red Alarm.


Top 10 jogos Virtual Boy


Mario Clash
Mario's Tennis
Virtual Boy Wario Land 
Red Alarm
Teleroboxer
Galactic Pinball
Jack Bros
Vertical Force
Panic Bomber
3D Tetris

Dados Técnicos

CPU: NEC V810 32 bits rodando a 20 MHz
Memória: 1 MB de DRAM e 512 KB de PSRAM
Mídia: Game Park (cartucho)





Nenhum comentário