Adventure Atari 2600
Adventure Atari 2600
Adventure foi um jogo desenvolvido e publicado pela empresa de jogos Atari, Inc. Foi inspirado no jogo de texto Colossal Cave Adventure, criado por Will Crowther e modificado posteriormente por Don Woods.
Apesar do desencorajamento do chefe da Atari em lançar o jogo, que afirmou que o jogo não poderia ser feito, o designer Warren Robinett criou um jogo gráfico livremente inspirado no jogo de texto. Adventure para Atari 2600 acabou vendendo milhões de cópias, alcançando o tÃtulo de sétimo jogo mais vendido do Atari 2600.
O total de memória utilizada pelo programa do jogo foi 4096 bytes (4KB) para o código do jogo (a ROM) e 128 bytes para variáveis do programa (a RAM). A CPU do Atari 2600 possuia 1,19 megahertz 8-bit MOS Technology 6507, o qual era uma versão mais econômica que a 6502.
Devido as limitações de hardware do Atari 2600, o lado esquerdo e direito das telas do jogo são espelhos uma da outra, o que levou a criação de confusos labirintos que existem no jogo, com exceção das mais notáveis telas do jogo, que são as catacumbas do castelo negro e do pátio do castelo dourado. Estas telas também são refletidas, entretanto contém um parede vertical a romper um pouco a simetria e também permitir a passagem para a porta secreta que dá acesso ao Easter egg.
O primeiro Easter egg
O primeiro Easter egg do mundo dos games, tá no Adventure. Após Adventure fazer isso, vários outros jogos começaram ter a mesmo coisa. Dentro das catacumbas do castelo negro (nos nÃveis de dificuldade 2 ou 3), incorporado na parede sul da câmara selada (acessÃvel somente através da ponte), se encontra um pÃxel invisÃvel que se pode levantar como um objeto, conhecido também como ponto cinza. Assim se deve levar o cursor que representa o jogador contra a parede inferior para poder levantar o ponto cinza. O ponto cinza não é realmente invisÃvel, só tem uma cor semelhante a cor de fundo, assim ele pode ser visualizado normalmente se colocado sobre uma parede normal. Este ponto não é atraÃdo pelo imã, diferenciando-se de muitos outros objetos de Adventure.Se levar o ponto cinza ao extremo direito da tela do corredor abaixo do castelo dourado, desde que tenha algum outro item na mesma tela, ganharás de presente outros objetos de cores diferentes, e a parede de fundo se tornará invisÃvel, permitindo ao jogador entrar em um quarto secreto onde se pode ler: "Created by Warren Robinett"(Criado por Warren Robinett). Robinett criou isso como forma de ser reconhecido, uma vez que os programadores não recebiam crédito pelo seu trabalho na época.
Post a Comment