Amidar Atari 2600

Amidar Atari 2600

Capa do jogo
Amidar é um jogo arcade programado pela Konami e publicado em 1981 pela Stern . Seu formato básico é semelhante ao de Pac-Man, o jogador se move em torno de uma rede retilínea fixa, tentando visitar cada local no tabuleiro evitando os inimigos. Quando cada ponto é visitado, o jogador passa para o próximo nível. O jogo e seu nome têm suas raízes no jogo de desenho japonês Amidakuji . O nível de bônus em Amidar é uma replicação quase exata de um jogo Amidakuji e a forma como os inimigos se movem conforme as regras Amidakuji; isto é referido na sequência de atração como "movimento de Amidar". O conceito Amidar foi altamente clonado em arcadas e para sistemas domésticos. 

Imagem do jogo Amidar

Como em Pac-Man, o jogador é atacado por inimigos que matam em contato. Os inimigos gradualmente aumentam em número à medida que o jogador avança de um nível para o outro, e sua velocidade também aumenta. Em níveis ímpares, o jogador controla um macaco (em algumas versões rotuladas como "Copiadora") e deve coletar cocos enquanto evita os caçadores de cabeças (rotulados como "Polícia" e "Ladrão"). Em níveis pares, o jogador controla um rolo de pintura (rotulado "Rustler") e deve pintar sobre cada ponto do tabuleiro, evitando porcos ("Gado" e "Ladrão"). Cada nível é seguido por um estágio de bônus curto. Sempre que uma parte retangular do tabuleiro é limpa (coletando todos os cocos ao redor, ou pintando todas as bordas circundantes), o retângulo é colorido e, em níveis pares, pontos bônus são concedidos (em níveis ímpares, o jogador coleta pontos para cada coco comido). Quando o jogador limpa todos os quatro cantos do tabuleiro, ele é brevemente autorizado a matar os inimigos, tocando-os (assim como quando Pac-Manusa uma "pílula de energia"). Inimigos mortos dessa maneira caem na parte inferior da tela e se revitalizam depois de alguns instantes.

Imagem do jogo Amidar
Os controles do jogo consistem em um joystick e um único botão chamado "Jump", que pode ser usado até três vezes, redefinindo depois que um nível é apagado ou o jogador perde uma vida. Pressionar o botão de pulo não faz com que o jogador pule, mas faz com que todos os inimigos pulem, permitindo que o jogador caminhe sob eles. Vidas extras são dadas em 50.000 pontos e por 80.000 pontos até 930.000; depois disso, não mais vidas.

Imagem do jogo Amidar

Movimento inimigo

Os inimigos (e porcos de estágio de bônus) em Amidar se movem deterministicamente; isso é descrito no jogo como "movimento Amidar".Cada inimigo do tipo normal se move verticalmente de cima para baixo na tela, depois volta para o topo e assim por diante. Enquanto se move em uma direção vertical constante, o inimigo tomará todas as curvas horizontais disponíveis até alcançarem o topo ou a base da grade, quando elas continuarão a se mover para a esquerda ou para a direita na direção para onde estão indo e então tomar a primeira curva vertical disponível para entrar novamente no tabuleiro de jogo. Isso garante que, enquanto o movimento dos inimigos possa ser previsto e evitado, não há pontos seguros na grade em que o jogador pode ficar parado por muito tempo. Cada nível tem um inimigo especial (o "Tracer", de cor branca) que, no início de cada estágio, simplesmente patrulha em torno do perímetro do gameboard no sentido anti-horário. No entanto, após um certo número de "voltas", o Marcador começará a perseguir o jogador seguindo o caminho que o avatar na tela percorre. Embora o Tracer não possa se desviar de seguir a rota exata do jogador, ele não imita as pausas feitas pelo jogador, o que significa que as hesitações ou retrocessos permitirão que o Tracer o alcance e mate o jogador. Níveis posteriores aumentam a dificuldade adicionando grades de jogo mais complexas, adicionando mais inimigos e reduzindo o atraso antes que o Tracer comece a perseguição, até que, eventualmente, ele o persiga após uma única volta no início de cada estágio.

Cartucho Amidar

Diferenças de níveis

Nos níveis pares, em que o jogador controla um rolo de pintura, o rolo não pode se mover muito longe dos retângulos da grade que já foram preenchidos sem ficar sem tinta e ter que retornar às partes completas do mapa para atualizar seu suprimento. Quando isso acontece, todas as linhas pintadas que não fazem parte de um retângulo preenchido desaparecerão e deverão ser pintadas novamente. Em termos práticos, isso significa que o jogador deve construir seus quadrados preenchidos em torno do ponto inicial do nível (que sempre tem um novo suprimento de tinta) e se espalhar para fora, em vez de completar quadrados em qualquer parte do tabuleiro de jogo. eles podem nos níveis ímpares. Isso também faz o preenchimento dos retângulos de canto e tornar-se invencível mais difícil.

Amidar completo
Lançamento: 1982
Desenvolvedora: Konami
Modo de jogo: Dois jogadores

Fonte: Wikipedia

Jogar Amidar online



Nenhum comentário